Heitor-Villa-Lobos

Você sabia que um dos maiores compositores latinos da sua geração era brasileiro? Pois é, Heitor Villa-Lobos trouxe alegria o mundo com as suas composições. Dessa Forma, Villa-lobos é um dos compositores mais admirados no mundo. Ele estudou a música tradicional de algumas tribos indígenas, incorporando muito dos seus aspectos em sua obra.

Por essa razão a sua música tem um caráter muito pessoal, caracterizando-se pela potência rítmica, que une as formas do postromancismo europeu. Dessa maneira Heitor Villa-Lobos foi capaz de produzir composições com uma fascinante beleza tímbrica.

Quem foi Heitor Villa-Lobos

O compositor brasileiro nasceu no Rio de Janeiro e foi através do seu pai que Villa-Lobos conheceu a música. Isso porque seu pai era um músico apaixonado e nas horas vagas de seu trabalho tocava o violoncelo e o Clarinete.

Compositor Heitor Villa-Lobos tocando piano

Por essa razão o primeiro professor de Heitor foi o seu próprio pai. Foi por ele que Villa-Lobos aprendeu a tocar o violoncelo que se tornou finalmente o seu instrumento favorito. Ademais do repertório clássico, com o seu primeiro contato com a música de Bach, ele admirava a música popular. Logo, a partir daí, Villa-Lobos deu cor e uma reconhecível característica para o seu trabalho como compositor.

Carreira musical

Apesar de todas as dificuldades encontradas pela vida, Villa-Lobos compôs para as mais diversas formações. Desse modo é possível encontrar entre as suas obras formações pouco convencionais, como um octeto de violoncelo. Ainda assim, uma das suas obras maestras as Bachianas brasileiras uma série de composições inspiradas em Bach, são um exemplo dessa variedade.

Entretanto, é a sua obra para violão que mais marcas deixou na música brasileira, tanto erudita como popular. Logo, Villa-Lobos conhecia muito bem a tradição do violão na música popular brasileira, muito presente nas rodas de choro no Rio de Janeiro. Está tradição consolidou a sua composição em um sólido e coerente conjunto de composições eruditas.

A influência da música popular brasileira nas obras de Villa-Lobos

O tempo que Villa-Lobos viveu em áreas rurais, somando o contato que teve com músicos populares. Ademais das histórias que seu pai contava sobre as lendas indígenas brasileiras, serviram como um grande motivo para que Heitor viajasse pelo país no intuito de investigar os estilos musicais do país.

Heitor Villa-Lobos

Após completar 18 anos Villa-Lobos aproveitou os livros do seu pai e com o dinheiro conseguido depois de vendê-los, começou a sua jornada pelo Brasil. Assim sendo, a sua jornada começou pelo estado do Espírito Santo, Bahia e Pernambuco. Dessas regiões conseguiu aprender com a vasta quantidade de música regional e com muita qualidade rítmica.

Um grande exemplo de superação

Apesar de não ter uma formação musical formal, muitas das experiências vividas na sua infância fizeram parte da sua base para o seu desenvolvimento como compositor . Talvez seja por viver em uma área rural ou pela paixão contagiante do seu pai pela música foram suas fontes de inspiração.

Em outras palavras, a vida de Villa-Lobo e o seu espírito curioso permitiram que ele pudesse se converter em um dos compositores latinos mais famosos no mundo. Desse modo, todos os elementos foram material importante nas etapas compositivas do compositor e alguns deles foram vistos refletidos na construção das Bachianas Brasileiras.