Antigamente, o processo musical necessário para fazer uma música era muito longo e era impensável fazê-lo sem ter que ir a um estúdio de gravação profissional. Atualmente é possível gravar uma música, de praticamente qualquer estilo, sem sair de casa e de boa qualidade. Para isso, você precisa saber quais elementos serão necessário para um resultado de qualidade.
O estúdio de gravação precisa de uma ferramenta imprescindível, um computador, seja um PC de mesa, que geralmente tem uma capacidade maior, ou um laptop. Obviamente, como o que vamos fazer é música, ele não pode ser um computador com características básicas, mas sim deve ter amplo espaço de armazenamento para fazer o download do software e plug-ins necessários. Da mesma forma, para poder trabalhar com fluidez máxima, você também deve procurar potência de processamento e velocidade no computador.
Entenda a diferença entre um Single, um EP e um Álbum
A maneira de comercializar músicas sempre foi vinculada ao formato em que o lançamento será distribuído. Inicialmente, as gravações eram feitas em músicas que cabiam no meio de impressão; se uma música tivesse menos de quatro minutos, era mais provável que fosse gravada do que uma com 20 minutos.
Single: é a música com a qual está planejado entrar para “competir” na indústria da música, tanto nas lojas quanto nos espaços de rádio, e nas plataformas de streaming. O single é a música que o músico ou grupo, considera que terá o maior impacto no público.
EP: Lançamento com 3 temas no mínimo e 5 temas no máximo. Eles geralmente são feitos para mostrar o estilo que um projeto está usando, o som que eles manipulam.
Álbum: Mais de 6 músicas, geralmente contendo 12 músicas em um álbum. Basicamente, preenche um vinil com mais de 40 minutos
Quais software necessito?
Depois de escolher o computador, levando em consideração as características mencionadas, precisamos ver qual software é melhor para nós. Tudo depende do que procuramos fazer, se queremos produzir música, geralmente eletrônica, o lógico é procurar entre as DAWs mais populares.
Nesse campo, encontramos nomes como Cubase ou FL Studio, comuns para gêneros eletrônicos. O Logic ou o Ableton também são usados para esse tipo de música, embora tenham um alcance maior, como instrumentos de gravação como violão, vozes com microfones e até bases elaboradas de Hip Hop ou Rap.
Agora, com foco apenas na gravação de vozes ou instrumentos, existem outros programas, alguns deles gratuitos. Nesta última linha, o Garageband, exclusivo para produtos fabricados pela Apple, é um dos mais populares devido à qualidade e às opções que oferece.
Microfone e equipamentos
Para gravar vocais, os microfones de estúdio desempenham um papel muito importante dentro do software. Você pode encontrar na internet e em lojas especializadas uma série de microfones de estúdio, com um excelente custo-benefício. Geralmente, associamos os microfones a músicas com vocais, mas eles têm muito mais utilidade.
A fiação é muito importante para conectar os instrumentos e microfones à placa de som e, da mesma forma, conectar os últimos aos monitores. Para o primeiro passo, precisamos de um cabo XLR e, para conectar a placa de som, mais dois cabos, que podem ser Jack, universal ou também o XLR.
Uma dica sobre a fiação é tentar encontrar qualidade, pois é verdade que eles podem ser comprados muito baratos, mas no final, nesse caso, geralmente acaba sendo uma despesa mais alta, sendo necessário substituí-los regularmente. É fácil encontrar cabos na internet ou em lojas especializadas a um bom preço e mais resistentes.
Fones de ouvido e monitores
Por fim, é essencial saber escolher, por um lado, quais fones de ouvido usar e, por outro, os alto-falantes ou monitores. Para ambas as partes, também pode ser necessário fazer um investimento financeiro um pouco maior, para proporcionar às gravações a máxima qualidade e, normalmente, uma duração mais longa dos materiais. Se falamos de fones de ouvido, a Sennheiser, a Sony ou a Samson oferecem uma ampla oferta, com uma grande variedade de preços e funções.
Se você deseja começar a construir seu estúdio em casa, onde pode gravar músicas e não gastar muito dinheiro a organização deve ser uma das qualidades principais de um bom músico. Hoje em dia, com o avanço das tecnologias, nunca foi tão fácil produzir música de qualidade com pouco investimento, portanto, agora é só colocar a mão na massa e acreditar que você também é capaz de ser o que quiser.