Nossa sociedade passa constantemente por mudanças culturais que afetam a nossa maneira de nos relacionar e no estilo de vida das pessoas. Desse modo, a revolução sexual do último século transformou a maneira como encaramos a nossa sexualidade, desconstruindo tabus e dando voz a liberdade de expressão.
Nesse sentido, o sexo casual que antes era subentendido como um tipo de perversão, hoje faz parte da vida da maioria dos jovens adultos. Porém, as atitudes sociais sempre foram mais repressivas com a sexualidade das mulheres. Por isso, nesse artigo vamos falar sobre o tabu vinculado ao sexo casual e a desigualdade de gênero que ainda existe quando o assunto está relacionado ao sexo.
O sexo casual para homens e mulheres
Vale a pena ressaltar que o desejo sexual normalmente funciona diferente em homens e mulheres, embora existam algumas exceções. Assim, na maioria das mulheres, uma sedução e intimidades adequadas são o segredo para despertar o desejo sexual delas. Por isso, o contexto do sexo casual pode não ser o cenário mais adequado para algumas mulheres. Contudo, isso não significa que não possuem o desejo sexual, mas a situação em si não produz os estímulos necessários para que se sintam confortáveis para praticar uma relação sexual.
Nesse sentido, mesmo que a cultura popular diga o contrário, esse tipo de relação sexual não é prazerosa para todo mundo. Desse modo, para alguns homens essa idealização do bom amante pode gerar alguns quadros de ansiedade porque se sentem pressionado a cumprir com as expectativas. Entretanto, esses fatos não são de caráter geral, já que muitas pessoas têm um grande apetite sexual e sentem uma grande atração no sexo casual.
O que é preciso saber antes de optar por ter sexo casual?
De fato, seja sexo casual ou não será muito prazeroso se for uma relação desejada e satisfatória para ambos. Nesse sentido, as expectativas têm um papel importante e é ideal que as pessoas envolvidas na relação tenham a mesma. Outro fator essencial em uma relação, mesmo que seja casual, é que haja sinceridade e respeito.
As pessoas que gostam de sexo casual gostariam de ter uma relação estável no futuro?
Está na nossa natureza, mesmo que a rotina seja fundamental para enraizar normas de conduta e para educar o nosso corpo. Ela também pode ser um dos principais motivos pelos quais deixamos de gostar de alguma coisa específica. Isso ocorre porque nosso cérebro necessita de estímulos constantemente e a rotina pode acabar nos deixando entediados.
Nesse sentido, essa regra se aplica para tudo e até mesmo para aquelas pessoas que gostam de praticar o sexo casual. Ou seja, com o passar do tempo até mesmo o sexo casual parecerá extremamente entediante para aquelas pessoas que gostam de experiências sexuais esporádicas.
Ética e responsabilidade
Até mesmo para ter um encontro eventual para uma sessão de sexo sem compromisso é preciso ter ética e responsabilidade. Em primeiro lugar a ética funciona como uma maneira de deixar clara as suas intenções e as intenções do seu parceiro ou parceira para que ninguém saia ferido ou desiludido. Por isso que dizer quais são as suas expectativas num encontro é fundamental para que não haja futuros desentendimentos.
Em segundo lugar estaria a responsabilidade que se resume em ser uma pessoa precavida e estar sempre protegida na hora de praticar o sexo casual. Em outras palavras, usar sempre preservativo além de estar em dia com os exames médicos para evitar qualquer susto no futuro.