carnaval rio de janeiro

Decerto existem muitos eventos festivos e celebrações em todo mundo, mas nenhuma delas será tão famosa e atrairá tanto a atenção como o carnaval. Por essa razão o carnaval é conhecido como um dos eventos mais populares do mundo, atraindo milhões de turistas todos os anos aos destinos onde essa festa faz parte da cultura.

Nesse sentido a sua a fama reside no fato de ser um evento para todas as idades, atraindo a atenção de todos por uma das suas características mais marcantes: a alegria. Desse modo ela conta com uma temática divertida e normalmente as pessoas se disfarçam com seus personagens favoritos. Curiosamente existem muitas teorias sobre o início do carnaval, embora todas possuem um ponto em comum, a celebração da vida.

Qual a origem do carnaval?

Alguns historiadores afirmam que o carnaval tal como conhecemos hoje em dia consiste em uma tradição de mais de 5 mil anos, embora seja apenas uma teoria. Desse modo poderia se dizer que essa celebração teve início no Império Romano com as festividades conhecidas como Saturnales. Ou seja, a cerimônia em homenagem ao deus Saturno.

Em contrapartida, outra vertente de estudo afirma que as primeiras festas de carnaval ocorreram na Grécia antiga. Do mesmo modo que o Império Romano celebrava ao deus Saturno os gregos tinham a tradição de celebrar ao deus Dionísio. Assim sendo, essas festas tinham uma coisa em comum, elas ocorriam sempre aproximadamente no mês de janeiro. Naturalmente ocorriam nessa época para celebrar o início da primavera no continente europeu.

O Carnaval do Rio de Janeiro: a maior festa do mundo

Apesar de o carnaval ser uma das festas mais celebradas do ano, b>o Brasil é um dos destinos mais procurados pelos turistas. Contudo, apesar de o Rio de Janeiro ser conhecido em todo mundo como principal destino a festa do carnaval é experimentada em todo território brasileiro. Assim sendo, embora as escolas de samba e os desfiles do sambódromo sejam a atenção principal do país nessas datas, é possível aproveitar de mil e uma possibilidades de entretenimento.

carnaval

Entretanto na cidade do Rio de Janeiro, além de ser uma festa tradicional, o carnaval já faz parte da cultura da cidade e representa o estilo de vida de muitas famílias. Nesse sentido o sambódromo foi especialmente construído para receber este espetáculo tendo a honra de ser desenhado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Ainda assim, além dos desfiles das escolas de samba no sambódromo também é possível aproveitar da maior festa da cidade em marchinhas de rua e bandas populares.

A festa de carnaval mais antiga

Outra das famosas celebrações carnavalescas mais famosas do mundo está em Itália, em Veneza. Nesse sentido, essa celebração foi inspirada em uma festa de máscaras do século XI, onde a nobreza se disfarçava para poder sair e se misturar com o povo.

carnaval veneza

Ademais a festa também se celebra no final da quaresma e a partir daí as máscaras são o elemento principal do evento e algumas delas podem chegar a ser verdadeiras obras de arte. Nesse sentido o período de festividades pode se estender por 18 dias prévios a quarta-feira de cinzas. Ou seja, uma verdadeira celebração com muita degustação, música em direto, desfiles e muito mais.

Do humor a crítica política: o carnaval de Aslst

O Carnaval de Aalst, no norte da Bélgica, ridiculariza as figuras públicas locais e mundiais como uma forma de crítica social. Dessa maneira com tamanha popularidade que, em 2010, foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Porém foi retirada da lista após acusação de racismo antissemita em 2019.

Ademais, essa festa se celebra por três dias a partir do primeiro domingo cristão da Quaresma. Entre seus eventos mais importantes estão a proclamação simbólica do Príncipe do Carnaval como prefeito da cidade. Assim, os políticos são ridicularizados e os eventos locais e internacionais do ano são encenados zombeteiramente. Logo ocorre o desfile de gigantes e uma dança com vassouras que servem para espantar os fantasmas do inverno.